quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sobre a documentação da Rio + 20


Fiquei decepcionado com a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20) que, na verdade, deveria ser Rio + 40, se levarmos em conta a Conferência de Estocolmo em 16 de junho de 1972. E, antes dessa, o Clube de Roma (1968).
 Como aceitar que a documentação saia, sem definição das diretrizes fundamentais e básicas? Como podemos garantir a sustentabilidade do Planeta, sem que os Países que mais poluem não assumam nem participem da Conferência?

 Fico a perguntar; Qual o poder e verdadeiro papel da ONU diante desta constatação?
 O que podemos fazer, para que haja maior engajamento e compromisso com o destino de todos?
 Os países que deram às costas estão praticando um genocídio e, não fazemos nada?
 Penso que, só um manifesto global contra o consumo e paralisação em massa de compras, possa fazer com que este mundo capitalista e cruel, pare para pensar e rever seus conceitos.

 Bom seria de início, uma semana sem comprar artigos nenhum ou apenas gêneros alimentícios e, de preferência, orgânicos. Nada industrializado!
 Paralisação por um dia de todos os automóveis utilizando, apenas, bicicletas.
Paralisação por dois dias de transações bancárias!
 Desligamento por dois dias, de redes de televisão, rádio, Internet e celulares.
 O mundo precisa parar para pensar em um novo recomeço!

Uma economia de inclusão social e sustentável. Estamos à beira de uma das maiores crises do mundo, decorrente de má gestão e ganância de poucos. Nada mais pertinente que a frase: ´´Nunca tantos pagaram por tão poucos. `` (Wilston Churchil)

Falaram tanto que os sistemas comunistas e socialistas estavam na contramão do tempo. Aí eu pergunto, agora; Este sistema Capitalista de mais explorados que exploradores, de crises cíclicas, está na mão certa?

 "Que grande quimera é o homem! Que confuso caos! Que misto de contradições! Juiz de todas as coisas, e não mais do que um mísero verme! Grande guardador e depositário da verdade e, contudo, um mero acervo de incertezas! Glória e escândalo do Universo!" (Blaise Pascal)


 Caso não consiga que compartilhem desta ídéia, pelo menos serve como desabafo!

 ...Otacilio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário